Entradas recentes no TWITTER...

É moda praticar ioga?

A resposta para a pergunta acima divide opiniões. De acordo com De Rose, dono da mais bem-sucedida rede de academias de ioga do Brasil, o aumento na procura de seu método é fruto da popularização do tema. "Sinto que é mais uma tendência cultural que veio para ficar, pois uma moda não continua em voga após mais de dez anos e em constante ascensão", comenta. Confira exercícios de relaxamento indicados a todas as pessoas.

Marcos Rojo, professor de ioga e coordenador do curso da Universidade de São Paulo (USP), lembra que o número de adeptos da prática no país ainda é muito pequeno. "Menos de 1% da população brasileira faz ioga. Ou seja, 99% não fazem. Muitos ainda pensam que é uma religião e outros foram espantados porque não acreditam que as técnicas são capazes de realizar tudo o que é prometido", afirma.

Ele ressalta ainda o lado negativo da popularização, que é a confusão de conceitos. "Ioga não retira celulite e não diminui pneuzinhos: definir o corpo nunca foi seu propósito", esclarece. "Essa confusão é uma visão ocidental de uma prática que segue outra linha de pensamento. Na ioga, o corpo é a estratégia para adquirir um estado calmo e controlado, e não um objeto de vaidade".

Futuro – Com a popularização, a ioga também chamou a atenção de pesquisadores acadêmicos, o que, segundo Rojo, será responsável pelo reconhecimento da prática como benfeitora da qualidade de vida. "Temos que aproveitar essa onda para mudar o conceito que a maioria das pessoas tem: caso contrário, a ioga vai ficar desacreditada", diz.

Fonte: Veja.com

Comments (0)

Postar um comentário